São João Batista Tuxtepec

São João Batista Tuxtepec 1

São João Batista Tuxtepec

São João Batista Tuxtepec é uma cidade e sede do município do mesmo nome. Fica como a segunda entre as cidades mais populosas do Estado de Oaxaca, no México. A população remonta desde o período pré-hispânico. Não há evidência histórica de que os chinantecas e mazatecas tenham sido índios. O dia seis de março de 2012, deu a compreender que foram descobertos vestígios de uma cidade asteca, na colônia do Novo Mundo, com uma extensão de 20 hectares e que teve por volta de uma população de 20.000 habitantes. Prevê-Se que os trabalhos de escavação tomam cerca de 5 anos.

Pro ano de 1520, faz parcela do recém-fundado Vice-reino de Nova Espanha, resultando-se a sede de uma guarnição militar que conduzia à Vila de Antequera, hoje Oaxaca. Tuxtepec não é um modelo de vestígios coloniais, porque a maioria de espanhóis preferiram viver em regiões com um clima mais ameno. Em 1810, figurava como sede municipal da jurisdição de Tehutila.

Em 1844, segundo a Lei de onze de Maio foi cabeçalho judicial da localidade e dezenove de março de 1858, foi transformado em Distrito. Na Vila de Ojitlán município de São Lucas de Ojitlán, Tuxtepec foi proclamado o Plano de Tuxtepec, dez de janeiro de 1876 por Porfírio Diaz, com o foco de derrubar a Sebastián Lerdo de Tejada. O manifesto foi assinado assim como pelo General Hermenegildo Sarmiento, que era o chefe da guarnição local e foi reformado pelo Plano de Pau-Branco, Tamaulipas, que reconhecia o gral. Porfirio Díaz como presidente.

  • Dois Catelyn Tully
  • Muito vantajoso nas desambig
  • Monteiro e Associados
  • #38 ojue

Porfirio Díaz conseguiu derrotar as forças de Lerdo de Tejada em Tecoac (Puebla), em 16 de novembro de 1876, com o que concordou o governo do México, uma semana mais tarde. A Revolução da Bacia do Papaloapan foi salva pelo General Jesus Carranza Garza.

Em 1944, Tuxtepec viveu uma das diversas catástrofes naturais da tua história, famoso na imprensa como a Tragédia de Tuxtepec. A inundação este espaço ainda é lembrado pelos moradores por seu porte tragédia e comovente, tendo tua data de vinte e sete de setembro.

O jornal el Universal dedicou um alarmante cabeçalho “Tuxtepec desapareceu quase”. Os habitantes de Tuxtepec, pedem socorro, por causa de não têm que ingerir. As principais casas da cidade foram destruídas na corrente do rio, do mesmo jeito os edifícios comerciais, perdendo-se todas as mercadorias.

As ruas estão intransitáveis e as casas que ainda restam em pé estão cheias de entulho e das ruas de hoyancos. Dentro do que eram quartos há toneladas de areia em que se descobrem, sem sombra de dúvida, sepultados incontáveis corpos.

Ao ser inundada a prisão da cidade, os presos conseguiram fugir dela, o que neste dia se comemora o Dia do prisioneiro, dando independência a um dos reclusos que a cidade reclame. A inundação afetou sobre o assunto 500.000 hectares, e causou prejuízos de mais de 30 milhões de pesos mexicanos. Durante esta tragédia, o Estado de Veracruz foi o preparou agora o socorro e a ajuda humanitária necessária. Anteriormente o Governador de oaxaca, estava representado por caciques, que exerciam o controle da Região, servindo no posto de Francisco Moreno, durante vários anos.

O Estudante Pérez Gasga, governador de oaxaca, teve interesse pela localidade e passou a frequentar a Bacia do Papaloapan. Foi fabricado em terraceria a estrada Tuxtepec-Oaxaca. Se implantou a Fábrica de papel, cujo final seria o aproveitamento da madeira proveniente da Serra de Juarez.