População Indígena Do Norte De Santander

População Indígena Do Norte De Santander 1

População Indígena Do Norte De Santander

Os indígenas que habitaram a região de Norte de Santander, pela época da vitória foram os Índios Motilones. As informações linguísticos da área no instante da conquista escassos. Os primeiros dados que permitem pesquisar a língua e procurar parentes foram recolhidos para 1880. Não pode proporcionar que a situação no século XVI fora exatamente a mesma que a documentada durante o século XIX. Um dos primeiros exploradores que documentaram as línguas de Norte de SAntander foi o escritor e pesquisador Jorge Isaacs, que, em 1882, empreendeu uma excursão científica para a península de La Guajira e Serra de Motilones. A partir dos detalhes coletados apresentou um Estudo das línguas índígenas da Madalena, antes Província de Santa Marta.

Os Motilones, povo nômade, inconstante e feroz, chamaram a água chimara”. Motilones que habita o território da Venezuela, e que tem o mesmo nome, entre nós, muito temida desde 1846, no Vale Dupar. Estes são, evidentemente, mistura ou conjunto de Tupes, Itotos, Yukures e quem sabe bem como de Akanayutos.

Mereigua é o nome com que os guajiros designam a Deus, melhor dito, o não gerado, força imaterial, dono da formação. Os Chimilas chamam Marayajna e os Tupes e Yukures Maruta. Segundo a tabela de Isaacs a língua não tem sons como f, j, l, ll e a d é muito escassa e, quem sabe, seja um alófono de /r/.

também Não há combinações de oclusiva e líquida. Entre os pronomes estão documentados Aur (eu) e o teu correlativo possessivo Burisa (mio). Contra essas deficiências, encontramos a forma do superlativo em que os qualificativos e advérbios atende à lógica. Pluma significa ‘Amanhã’ e Kosarkó o numeral “Dois” para formar muito bem com essas expressões, o advérbio kosarko-penacho, o que vale ‘depois de amanhã’ ou ‘Dentro de duas manhãs’.

do mesmo jeito Güicho, equivalente de Sol e Manogüicho de Agora, como se dissesse, “o Sol”. Certamente nossos indígenas não puderam conhecer essas frases, não conhecendo os objetos que elas representam. Sua numeração chega somente a 20 anos, sendo de notar que os números 10 e 20, se traduzem, respectivamente, as mãos, e as mãos e os pés. Os dedos do corpo humano e serviram a todos os povos pra iniciar sua aritmética.

Estas formas de os números esclarecem um claro parentesco com o moderno idioma yukpa. Entre as frases relacionadas com o cálculo do tempo estão Güicho (sol) e Coroa (lua). Assim, temos por causa de a mão-güicho traduz Agora, ou mais fielmente Este sol. As duas vozes Apiraná-coroa significam ‘Lua muito amplo’, ou ‘Cheia’, e Kampicike-coroa é o equivalente de ‘Lua menina’ ou ‘cheia’. Os Motilones tinham também muitas práticas idolátricas, do mesmo modo que os Chitareros. Possuíam vaga noção sobre um início criador geral, conforme pode ser inferida de um ídolo achado, como símbolo da Autoridade Suprema, como essa de do vocábulo Maruta, com a língua designam seu Deus principal. O culto e a veneração pelos mortos sobressaem seus costumes religiosos.

  1. Bons dias. Que experctativas você vê para entrar na Telefônica?. Tocou chão?. Obrigado
  2. dois Organização 2.Um Organização do Comitê
  3. Petrohs, Avm99963, Fernando2812l (conversa) 22:Trinta e seis em vinte e dois jun 2017 (UTC)
  4. 14 Motim de San Lorenzo e a rebelião de Barra em Chancay
  5. quatro Setor terciário
  6. “responda-me é patrimônio da TELEVISÃO espanhola e o teu website está na TVE”

Enterrar os cadáveres, aprovisionándolos como pra uma longa viagem, colocando uma olleta cheia, porventura, de seu favorito licor de milho, e outros focos de sua rústica haciendilla. Este costume, seguida bem como por outras tribos, revela que, inconscientemente, criam na imortalidade da alma. Possuíam cemitérios, a julgar pelas muitas ossadas encontradas nos casarios do Escobal e Água Suja, e múmias encontradas dentro de curiosas cavernas nas populações de Bochalema e Gramalote.

por ocasião de realizar escavações pra elaborar uma casa em 1894, numa colina chamada A Defesa, a Oeste de Arvoredo, se encontraram amplo número de fossas, por volta de duzentas, que contêm esqueletos e ossos indígenas. O mesmo autor refere que o Vice-rei Messía da Chama fez carregar para o teu palácio de Santa Fé, uma múmia encontrada.