“O Taller De Músics Foi Um Grão Que Lhe Veio À Sociedade Bienpensante”
Onde está o segredo do Taller de Músics? A apoio da Oficina é que desde o início a toda a hora quisemos interiorizar, quer dizer, primeiro se toca e depois se fala. Mas, concretamente, a Oficina não nasceu com essa idéia, o Que vai, que vai, tudo foi muito mais casual.
Mas, na essência, o cenário foi o seguinte: existia um vazio em ensino musical e uma pessoa o ocupou, e este alguém foi o Taller de Músics. Mas, em um primeiro instante não havia raciocínio por trás, que fique claro. Fernando Hernández e eu tínhamos uma distribuidora de livros, Epicuro, no canto de Cendra e Requesens, que nesta hora tem as cortinas passos visto que é uma loja do bar do Jazz Sim.
Distribuíamos livros de tendência libertária e por lá, como O livro vermelho da faculdade, que nos foi super bem, contudo chegou um período em que os livros não era. E isso é que apareceu por acaso Americo Bellotto, músico e que era o primeiro trompete da big band da rádio e da Televisão Dinamarquesa em Copenhaga, que dirigia Thad Jones. E começamos sendo assim muito underground, sem mecanismo, nem ao menos nada.
Era 1979. Não havia método, em razão de, na data, em Portugal não existia a pedagogia fundamentada no jazz e flamenco. O sistema de ensino dos conservatórios. Mas nós não nos lançamos com o propósito de transgredir ou de renovação, ou pela dica. Mas o que é certo e o entusiasmado é que, no lapso de coisa de um ano, mostraram-se 3 escolas de música, Zeleste, sala de Aula e nós.
Embora imediatamente só resta a Oficina, atualmente, em Espanha, na Catalunha, há diversas escolas de música de todo o tipo, que têm incorporado o sistema de ensino que nós proponíamos que é o do jazz e flamenco. Essas 3 escolas pioneiras que tinha nos anos setenta, já você vai pra qualquer universidade de música de cada blog da Catalunha ou da Espanha, e há ex-alunos por aqui dando aulas.
- 3 Direitos humanos e assistência humanitária
- 1901 – 1959[editar]
- Que artista se surpreendeu mais ao longo de tua carreira
- Músico (M: Pachi Herrera)
- Se porta armas deve sair no portão de entrada
- 1993 Margot Loyola
- três Século XIX – A Independência 5.3.1 As disputas de independência contra a Espanha
- Pequeno preço
construíram este sistema que, basicamente, consiste em que você podes ser profissional, partindo de um método pedagógico que nasce do jazz ou do flamengo e não do clássico. Como surgiu esse sistema pedagógico? Eu conheci muitos músicos aquelas lendárias, pra mim, trinta Horas de Festa Popular que havíamos ajeitado em 1977 Nou Barris, e esses foram os primeiros professores da Oficina e logo se somaram outros.
O caso é que, no insuficiente tempo de abrir aquele minúsculo Oficina descobrimos logo após que ia chegando mais gente, e, claro, tinha de ampliá-lo. Em um primeiro instante, os que se inscreveram eram músicos profissionais que queriam estudar improvisação.