“de Que Cor É Este Papel, Alex?
Irene Pepperberg (um de abril de 1949, Brooklyn, Nova Iorque) é uma psicóloga e etóloga norte-americano, inesquecível por causa de seus estudos em cognição animal, particularmente em conexão aos papagaios. É professora-adjunta de psicologia na Universidade de Brandeis e professor-leitor na Universidade de Harvard. Em junho de 1977, um jovem papagaio cinza africano (Psittacus erithacus) de 13 meses, chegou à Universidade de Purdue, em West Lafayette (Indiana).
O yaco tinha sido escolhido de um aviário das cercanias de Chicago não por tuas qualidades, contudo de modo completamente aleatória. Nada mais aparecer ao laboratório ganhou o nome de Alex(1976-2007), cujas iniciais são cobertos com “Animal Learning EXperiment”. Estava prestes a começar uma das mais emocionantes experiências ocorridas no âmbito da ciência que se dedica ao estudo da inteligência animal.
A Dra Pepperberg recordava aquele dia como o pior de sua existência. Na véspera, despediu-se de Alex, com quem sustentou esse diálogo. Fez primeiro o biólogo e divulgador alemão Dietmar Todt, da Universidade Livre de Berlim, que escolheu pontualmente a espécie Psittacus erithacus para ensinar a falar com sentido para um psitácido.
Todt montou, pra esse efeito, o mecanismo M/R (modelo/oponente). Irene Pepperberg modificou algumas dicas do mecanismo de Dietmar Todt. Especificamente, permitiu que não fossem sempre as mesmas pessoas, as que exercem com que o treinador do rival. “de que cor é esse papel, Alex? “; “azul”; “¡¡muito ótimo, Alex!
- 20 Black Doom
- Robótica evolutiva
- Conectivas 0-arias constantes ⊤ e ⊥ (alternativamente, constantes T, F, 1, 0, etc)
- 2117: It’s Such a Beautiful Day”, de Isaac Asimov
- IBM SPSS Statistics 19.0.1 – dezembro de 2010
- Sun WorkShop TeamWare: retirado, substituído por árvore referência de arquivos
“. Se não for feito em vista disso, o papagaio não associa a palavra ao equipamento, contudo a uma recompensa que não tem nada a ver com ele, o que atrasa o aprendizado. Como por exemplo, se lhe apresentam Alex dispostos em uma bandeja um conjunto de materiais diferentes, como pode ser uma coleção de chaves e botões de cores vermelho e azul, responde corretamente a questões como ” você “, que diferenciar que a madeira é um tipo de equipamento, como há Alex quando, diante de uma chave de madeira, em resposta à pergunta “¿
“. Há neste local um grau de categorização abstrata como o que somente conseguiram alcançar alguns chimpanzés em experimentos aproximados. E como esses primatas, Alex mostrou a sua capacidade para transferir, sem treinamento adicional, o que aprendemos a respeito tais categorias abstratas a cada outro conjunto de instrumentos que possam ser aplicados. Esta know-how de colocar o que compreendeu em um domínio pra outro domínio, costuma denominar-se flexibilidade. Isto demonstra por si só que os papagaios podem fazer tarefas cognitivas complexas, todavia ainda há mais. Pois aquelas que mais se sobressaem nessas duas características básicas que, no momento em que se dão conjuntamente, como acontece entre os macacos, fazem a diferença pela inteligência animal: sociabilidade e longevidade.
A primeira lhes permite reconhecerem individualmente, interagir de um modo constante, notificar-se, antecipar os movimentos dos rivais ou formar alianças. A segunda, a longevidade, precisa acompanhar com o seu atraso maturacional; uma infância longa e dependente dos pais implica uma superior capacidade de aprendizagem.