↑ “Por Que Os Goya Realizam-Se Em Sevilha?

↑ "Por Que Os Goya Realizam-Se Em Sevilha? 1

↑ “Por Que Os Goya Realizam-Se Em Sevilha?

A cerimónia de entrega dos prémios tem local entre os últimos dias de janeiro e começo de fevereiro e segue o formato do Oscar. Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha resolve criar os chamados Prêmios Anuais da Academia “Goya”. A primeira edição teve lugar em dezessete de março de 1987, no Teatro Lope de Vega, Madrid. No ano de 2000, a cerimónia de entrega de prémios realizou-se em Barcelona, a primeira vez fora da capital.

Pela ocasião da cerimónia teve local no Auditório de Barcelona. Em 2004, a AVT convocou uma manifestação em frente à gala visto que entre as nomeadas estava o documentário de longa-metragem de Julio Medem, A pelota basca, graças a que, segundo eles equipará-la às vítimas, aos assassinos.

Dessa maneira pediram o apoio dos presentes, os que estavam a portar um adesivo com o slogan “Não à ETA”. Na referida manifestação podiam-se ler cartazes com mensagens como “Não Medem” ou “Não ao Bola Vasco: a nuca contra a bala”.

  • Mar Canadell….Cover percussão
  • Fazer emprego do modelador de cílios
  • 1 Livros de Harry Potter
  • 2 2008
  • Face and Body Foundation da MAC

Por tua vez, alguns dos assistentes cerraram fileiras ao redor do seu companheiro, e usava seus próprios adesivos que podiam ser lidas mensagens como “Medem Sim, ETA Não”, “Sim à independência de frase” ou “Não ao terrorismo”.

Em 2005, José Luis Rodríguez Zapatero ficou o primeiro Presidente que assistia a esta entrega de prêmios. Nesta edição, algumas vozes se levantaram pra acusar o PSOE de politizar a entrega. Em 2019, a gala decorreu em Sevilha, concretamente no auditório Fibes do Palácio de Exposições e Congressos.

O Presidente da Academia, Mariano Barroso, decidiu este lugar por ser a cidade espanhol a terceira em número de acadêmicos e uma sério sede da indústria audiovisual andaluza. Nas duas primeiras edições de 1986 e 1987, a Academia de Cinema entregando só um único prêmio de melhor roteiro, recaindo em ambas as edições a roteiros adaptados. Videos premiados que foram filmadas em idiomas diferentes do português são: O sonho do macaco anormal, Os outros, A vida secreta das palavras e A livraria (em inglês), e Pão preto (Pa negre em catalão). Diretor de cinema com mais prêmios Goya: Melhor filme de Pedro Almodóvar, Alejandro Amenábar e Fernando Trueba; 3 prêmios. O diretor de cinema mais indicados a incrível video: Pedro Almodóvar; Oito candidaturas.

o Maior número de prêmios: Alberto Iglesias (todos da melhor música original); 10 prêmios. Premiado em mais categorias diferentes: Fernando Trueba: Dois prêmios como diretor, 2 como roteirista, 1 como diretor, melhor vídeo documentário, 1 diretor de melhor vídeo de animação e três ao melhor produtor/melhor video. Intérprete com prêmios Goya pra as espetaculares compreensão protagonista”, a “melhor ator coadjuvante” e “melhor revelação”: Laia Marull.

Javier Bardem, ator com mais prêmios Goya. Ator com mais prêmios Goya: Javier Bardem; Cinco prêmios (4 como personagem e um como ator coadjuvante). Atriz com mais prêmios Goya: Carmen Maura; 4 prêmios (3 como personagem e 1 como atriz coadjuvante) e Verônica Forqué (dois como personagem e 2 como atriz coadjuvante). Ator com mais candidaturas: Antonio de la Torre; Treze candidaturas. Atriz com mais candidaturas: Maribel Verdú e Penelope Cruz; Onze candidaturas. Mais jovem artista premiado: teve seu melhor Erburu; com 10 anos (por Segredos do coração). Intérprete mais maduras premiado: Rafaela Aparicio; com 83 anos (por O mar e o tempo).

Intérprete mais jovem candidato: James Bentley; com 7 anos (pros outros). Intérprete mais jovem candidato: Antonia Guzmán; com 93 anos (por Em troca de nada). Superior tempo entre duas candidaturas de compreensão: Javier Bardem, (Presunto, Presunto, 1992; e Todos o sabem, 2018); 26 anos. Intérpretes com maior número de indicações e nenhum prêmio Goya: Angela Molina (com cinco indicações); Jordi Mollà , Juan Diego Botto e Tristan Ulloa (com 5 indicações). Produtor com mais prémios para Melhor video: Agustín Almodóvar (A vontade) e André Vicente Gómez (Ibero-americana Films e Lolafilms); 4 prêmios.

Diretor de cinema: Alejandro Amenábar, Fernando León de Aranoa e Juan Antonio Bayonne; 3 prêmios. Roteirista: Rafael Azcona; Seis prêmios. Compositor: Alberto Igrejas; 10 prêmios. Diretor de fotografia: Javier Aguirresarobe; 6 prêmios. Diretor de geração: José Salcedo, Pablo González do Mestre e Paulo Branco; 3 prêmios. Diretor de som: Gilles Ortion; Oito prêmios. Diretor artístico: Félix Murcia; Cinco prêmios. Diretor de arte: Javier Artiñano; 5 prêmios. Diretor de maquiagem e cabeleireiro: José maria ana barba; Sete prêmios. Diretor de efeitos especiais: Reis Abades; Nove prêmios.